Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

fofocas da corte


Posts em Potsdam

É preciso estar atento aos impulsos, quase todos, até mesmo ao tecer elogios rasgados, arrisca-se. Sempre haverá um risco, o de bater por exemplo, num espírito desconfiado. Pode dar “tilti” e assim escoar um tempo de amizade causada por mal entendido.

Sabem o Voltaire, o grande enciclopedista? Ele vivia os tempos e ironizava o melhor dos mundos, até que encontrou a proteção de um rei e isso queria dizer também dizer que devia calar suas críticas.

Acostumado a livre expressão, redigiu um manifesto em forma de poema ridicularizando Malpertuis, um dos clã dos protegidos de Frederico da Prússia, apesar do texto ser divertido, o rei achou que Voltaire passara dos limites e como o texto fazia críticas pesadas às mazelas políticas e escrachava a vida privada da corte poderia cair em mãos inimigas.

Frederico da Prússia botou os soldados atrás de Voltaire para resgatar o poema, mas Voltaire desencanado não sabia onde tinha guardado o original, claro não tinha cópia, porisso ficou prisioneiro e penou, sofreu até achar o bendito poema para obter liberdade.

Já pensou se fosse hoje? Ele certamente postaria em seu blog , e quanto à nós mulheres independentes seríamos tão saidinhas, em que condição estaríamos naqueles tempos, na corte do rei, na mendicância do povo ou nos salões?


Um comentário:

  1. certamente nos salões da mendicância! amo ouvir sobre Voltaire, num sabia nada disso! quanta coisa tava guardada na sua biblioteca, cada post um mundo...caraca! você escreve como disse um amigo hoje no face paracaio! bjim má

    ResponderExcluir