Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

Bienal




Abrir espaço entre as vértebras!!! Espaço na gaveta, no armário,abrir janelas para circular o ar, abrir espaço para a tolerância,  para novas experiências,possibilidades para o acaso ...
Estou aprendendo com a vida, a flexibilizar minha coluna e minhas opiniões.Aceitar minhas dificuldades, alongou minha capacidade de ver sem  tachar  toda manifestação artística, crítica e citricamente.Tento não me ressentir, para ir recebendo o  que a vida  nesse caminho da arte pode me oferecer. Vale apreciar o que a arte contemporânea revelada nessa Bienal exibe, de peito aberto! Para tanto, hoje decidi ir sozinha à Bienal.Evitei ler qualquer matéria sobre, para poder  ver e sentir a oferta ótica "sensoriamizar-me in mi retina". Pude assim, me dar ao desfrute de curtir a 29*BIENAL. Muita coisa legal.Lygia Pape arrasou com a obra “Divisor”,um tecido enorme branco com vários buracos,dos quais surgem muitas cabeças sobre o tecido que se movimenta movido pelo caminhar dos participantes...A instalação de Marilá Dardot e Fábio Moraes, que construíram uma casa de livros, títulos selecionados a partir de indicações dos artistas participantes da mostra. Os quadros em 3D do Carlos Vergara, o filme The Ballad of Sexual Dependency de Nan Goldin, very very interesting, no terceiro piso. Umas lâmpadas neon, obra bem parecida com a que vi  agora em julho no Moma (uhn!),preciso conferir o nome do artista, se não é o mesmo, é bem parecido.As tipóias de Nenna Okore,as fotos intituladas ''Educação para Adultos'' de Jonathas de Andrade, uma homenagem para o grande Paulo Freire.E por aí vai...Tinha uns loucos, acho que meio desocupados,que estavam aos berros protestando em nome das aves que estão lá empoleiradas, derrepente batem asas, 'tão numa boa, numa gaiola gigante.Os urubus vivendo seu momento de fama, no trabalho de Nuno Ramos!Sem querer,esses manifestantes estão prestando um favor para o artista, para a divulgação da mostra e para as escolas.A obra e  a polêmica,podem render muito em sala de aula.Voltarei sim, mas na próxima vez ,acompanhada prá bater uma bola...Vale a pena conferir, é bom ir com tempo para aproveitar bem.É sempre bom curtir exposições, eu a-do-rro, e é ótimo constatar que existe espaço para todos! Live and let die.Coma, durma, respire e faça ARTE.

Um comentário: