Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mingau

Patty Boyd e George Harrison
http://www.youtube.com/watch?v=OyLDqbcQ6j4
Ano passado, passou, futuro à vista, presente  hoje, junto ao presente de fim de ano, lembranças atemporais... Assim tendo sido presenteada vencendo a difícil estradinha de volta de um sítio, me dei por vencida e resolvi ficar uns dias bastante caseiros, sossegar dando tratos à bola, abrindo espaço no disco rígido para coisas significativas de outros tempos. Exercício bom para a memória, o primeiro documento que o PC abriu  foram os minguais do Círculo Militar.Começavam às sete horas da noite. É isso, dezenove horas era noite, e acabavam às vinte e três! Os pais iam nos buscar, tínhamos 15 anos, um pouco menos, um pouco mais. Hoje me dou conta do que era no contexto social a gente freqüentar aquele clube, mesmo que fosse só para dançar, era um clube de milicos, no auge da ditadura, por volta de 68 a 70. E ficava exatamente na maldita Asdrúbal do Nascimento, alguns quarteirões abaixo do QG do Segundo Exército, a gente balançando o esqueleto, e os pobres presos políticos, pendurados em pau de arara, ou estimulados por sessões de choques elétricos. Enquanto isso, no salão fervido do clube, adolescentes eram controlados, tinha um meganha armário que fazia a segurança afastando o garoto da garota, se estivessem dançando de rosto e corpo colado as músicas lentas, as que nunca curti muito, gostava mesmo dos rockões da época. Meu namorado era músico, mas a banda dele não tocava lá, eles eram muito novos, tocavam no clube que freqüentavam com suas famílias.Era ótimo porque assim eu podia dançar, porque ditava a moral da época que quando meu namorado estivesse tocando, eu deveria ficar sentada no gargarejo, com as demais namoradas, quietinha,tietando...Nunca soube fazer isso!Era um problema, pois para mim, dançar sempre foi uma paixão!  I’am so happy...Venus,Money,Money. Na canção dos Mutantes: ‘’Eu vou sabotar’’ me lembro da Rita Lee cantar vestida de noiva. Foi um delírio! Além das armações ilimitadas para as conquistas pré-marcadas pelo domingo anterior, a febre das pantalonas de cós alto, toureiras, e os caras, uns lindos que eram os dos esquemas das minhas amigas, eu não atuava, só colaborava, pois sempre namorei, desde os catorze então era coadjuvante das amigas que estavam disponíveis. Outro minguau bom era o do Clube Pinheiros, lá tocavam as bandas mais descoladas, ou loucas da época: Código 90,Colt 45,Made in Brazil,Watt 69...Aos sábados tinha a Bubuca também no Pinheiros, essa começava mais tarde e eu muito menina não ia, mas soube por uma amiga havia presenciado um pega entre duas garotas que acabaram no chão sem seus apliques, tudo por causa  de um amigo meu que era o frisson das duas, e do pedaço.Onde será que estarão essas pessoas? Provavelmente na ressaca de fim de ano com seus netinhos,coberta e pipoca assistindo um filme. Ou no facebook,hahaha, que nem eu!

2 comentários:

  1. Como era o seu vestido, o bonitão das minas, o seu namorado,o que ele tocava, o que você queria que acontecesse quando a Banda tocava uma determinada música,quais eram seus sonhas...?
    Um beijo,Santiago.

    ResponderExcluir
  2. legal lembrar que estavam a poucos metros da operação bandeirante, esse dado nunca tinha convivido com a minha memória da época que se resumia em querer ser igual à você, principalmente na hora de ir nos mingaus...mistério para crianças de 10 anos...show, amei o post!

    ResponderExcluir